Construindo um Lugar para Deus

Apr 25, 2021    Victor Vieira

“Então Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e todo o remanescente do povo atenderam à voz do Senhor, seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, as quais o Senhor, seu Deus, havia ordenado que ele dissesse. E o povo temeu diante do Senhor.
Então Ageu, o enviado do Senhor, falou ao povo, segundo a mensagem do Senhor, dizendo: — Eu estou com vocês, diz o Senhor."

Ageu 1:12,13



CONTEXTO HISTÓRICO

Ageu foi o profeta que Deus usou para levantar o espírito do povo quando do livramento dos judeus do cativeiro Babilônico para levá-los de volta a Jerusalém. Um cativeiro que durou 70 anos.

Deus levantou Ciro e Dario, dois reis persas, que possibilitam o retorno dos judeus a Jerusalém e por cinco meses, 50.000 pessoas andaram pelo deserto rumo a Jerusalém para reconstruir a cidade e o templo. Ao chegarem, veem uma cidade destruída e um templo completamente devastado, tendo, ainda seus os inimigos espalhados na terra contra eles.

Essa história é uma figura espiritual de qualquer projeto que visa edificar algo para Deus, Ele nos tira do império das trevas e nos chama para a edificação daquilo que Ele deseja fazer. Encontramos resistência (cansaço, dificuldades financeira, dificuldades pessoais), e é nessa luta que vivemos.

Três personagens – Ageu (o profeta), Zorobabel (governador, líder mobilizador) e Josué (líder espiritual) que trabalham juntos para a reconstrução de Jerusalém.

RESUMO

O texto nos apresenta a importância de nos ocuparmos das coisas de Deus, mesmo que na nossa vida existam coisas que precisam ser resolvidas.
• Precisamos priorizar a estação daquilo que Deus pediu para fazermos, ou seja, cada coisa na sua hora. Ninguém que se ocupar apenas de uma coisa, consegue obter os resultados que a vida demanda.
• Devemos incluir Deus na nossa dinâmica de vida para que não fiquemos perdidos. O povo de Israel foi desafiado a reconstruir a cidade, porém, por 16 anos eles ficaram cuidando de suas coisas e Deus, então chamou a atenção deles perguntando até quando eles iriam se ocupar daquilo para o que não foram chamados.

Deus não mora num lugar feito por mãos humanas, mas Ele queria proporcionar um lugar de encontro dEle com Seu povo. Atender esse pedido, nos garante a provisão e real propósito e nos faz realizar ainda mais do que estávamos pensando.

A importância dos três personagens – uma equipe que trabalha junto para as coisas acontecerem:
1. Zorobabel – Lidera as pessoas para que a obra saia do papel
2. Josué – Mobiliza os ministros, para que a parte espiritual aconteça.

Deus usa tanto um líder estratégico quanto um líder espiritual - isso nos mostra que devemos investir nas coisas espiritual e na organização estrutural, pois isso coopera ara que o encontro espiritual aconteça.

3. Ageu - O despertamento para que essas coisas aconteçam é a palavra profética, daí entra Ageu.

A palavra profética pra Base é: É hora de restaurar e reposicionar as pessoas para que o lugar de encontro com Deus volte a funcionar.

Trabalhamos porque vimos um futuro onde as pessoas terão um encontro com Deus a partir daquilo que oferecemos, mesmo sendo pouco.

Deus organiza e capacita cada um de nós para que isso aconteça. Se não estamos fazendo parte disso, fazemos parte daquele que estão zombando e desacreditando o povo.

A palavra profética vem para despertar tanto a importância da palavra espiritual quanto a organizacional.


REFLEXÃO
1. Temos deixado Deus agir na nossa vida para que nos entreguemos na construção da Base.

2. Como temos buscado um despertamento espiritual, rejeitando a letargia a sensação de não conseguimos fazer?

3. Temos vivido uma circunstância adversa, com uma pandemia que nos limitam em muitas coisas, mas ela não é um fator limitador para aquilo que Deus tem pra fazer, a construção de pessoas. Como temos nos disponibilizado para essa construção?