Amor Constante, Perseverança e Fidelidade

Jun 12, 2022    Anderson Endlich

Cânticos 8:6-7 / Marcos 13:13 / João 15:9-10 / Romanos 5:3-5 / II Coríntios 12:10 / Lucas
18:8b

No livro de Cânticos o amor da Sulamita é descrito como uma busca constante pelo seu Amado, indo em direção a Ele a ponto de ser ferida, questionada sobre esse amor e mesmo assim permanecer fiel. Em Cânticos 8:6 diz: “põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte...”, vemos a dedicação e força desse amor, que mesmo em situações adversas não será balado, sendo isso fruto da perseverança e comprometimento.

A partir do recebimento desse selo, a única resposta possível é ama-lo de volta não por sua própria força, mas através da capacitação do Espírito trazendo constância e perseverança em forma de amor profundo.

Perseverança
Somos fadados à desistência em todo tempo, mas o Senhor sempre nos chama a perseverança. Em Marcos 13:13 diz que seremos odiados por amar a Jesus, mas perseverando até o fim haverá uma recompensa.

A constância é a chave que desbloqueia várias coisas no Reino de Deus mantendo seu desenvolvimento ao longo dos anos, pensar assim nos faz refletir sobre o quão valioso é para nós o amor de Deus, a ponto de não desviar o olhar Dele em meio às dificuldades.

Ao longo de toda história Deus chama pessoas a perseverar mesmo em meio à aflição, podemos ter como exemplo o apóstolo Paulo que não teve seu amor abalado pelas perseguições e angústias, mas pelo amor à Cristo, as abraçou como parte do processo da caminhada.

(Romanos 5:3-5 / II Coríntios
12:10).

O próprio Jesus tinha plena convicção do amor do Pai sobre Ele e a resposta foi retribuir com um amor obediente. Em João 15:10 Ele nos deixa uma poderosa lição sobre como demonstrar de forma efetiva nossas afeições pelo Pai: “Permanecemos no amor quando obedecemos Seus mandamentos.” As tribulações sempre existirão como tentativa de nos tirar o foco, mas o convite do Senhor a perseverança é feito todos os dias. O amamos porque Ele nos amou primeiro.

Você é perseverante quando: É fiel em meio à tribulação, obediente e constante no que o Senhor te chamou.


Fidelidade

O adjetivo “fiel” está intrinsecamente ligado a figura de Deus. Em meio ao caos da sociedade Ele sempre permanece fiel, esta é uma característica marcante Dele. O próprio Jesus é chamado de Testemunha fiel (Apocalipse 1:5) e por isso não há melhor exemplo, mesmo com todas as situações de infidelidade para com Ele, ele permanece fiel ao seu amor. Em Oséias Deus mostra a vivencia da infidelidade constante e retrata como se sentia em relação ao próprio povo em seu ciclo de
infidelidade.

O ponto da fidelidade não é próprio ao homem, mas uma graça/dom de Deus.

Na parábola da viúva persistente o Senhor nos ensina sobre orar sempre, desistir nunca, mas
termina com um questionamento intrigante: “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18:8), aqui a palavra “fé” no original grego é “pistis” que também tem o significado de fidelidade.
Somos chamados, a ter um coração que queima e anseia com saudade do nosso Amado. Oraremos, jejuaremos, pediremos ao Santo Espírito que nos capacite para que quando os céus se abrirem e o Filho do Homem retornar a terra, possa ter um SIM como resposta ao seu questionamento.

1. Você consegue enxergar se em sua jornada de amor por Jesus existe perseverança e fidelidade?
2. Você consegue permanecer no amor de Deus em meio às aflições da vida? Ore e peça ao Espírito Santo que te mostre seus pontos de dificuldade e o ajude a permanecer fiel e constante.