O Reino é hoje

Apr 24, 2022    Felipe Merotto

Na mensagem anterior aprendemos que o Reino é Amanhã!

A vontade de Deus não será perfeitamente satisfeita nesta era, em 2 Coríntios 4.4 vemos que Satanás é chamado o deus desta era, sendo fundamental para nosso entendimento do Reino de Deus que reconheçamos o ensino bíblico de que esta era está em rebelião contra o governo de Deus.

Logo temos duas eras, a presente e a por vir, e o que divide as duas é a segunda vinda de Cristo e a ressurreição dos mortos. Mas nossa esperança não está apenas no futuro, existem aspectos do Reino de Deus que já podemos experimentar hoje.

Pois é impossível trazer de volta ao arrependimento aqueles que já foram iluminados, que já experimentaram as dádivas celestiais e se tornaram participantes do Espírito Santo, que provaram a bondade da palavra de Deus e os poderes do mundo por vir.
Hebreus 6:5

Veja que Paulo fala daqueles que já provaram a bondade e os poderes do por vir, ou seja, esses aspectos do Reino futuro já podem ser provados hoje! Podemos provar os poderes da era por vir e assim sermos libertos desta era e não mais vivermos em conformidade com ela (Rm. 12:2)

Talvez a mais importante escritura que explica o caráter fundamental do Reino de Deus seja 1 Coríntios 15:22-26: “Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois quando ele vier, os que lhe pertencem. Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte”.

A ressurreição de Jesus é o começo da ressurreição final, a ressurreição já começou!!

Percebam agora que o último inimigo a ser derrotado será a morte, mas de onde vem a morte? A palavra é clara. “O salário do pecado é a morte”(Rm.6.23). A morte vem do pecado. O último inimigo a ser destruído é a morte; portanto, o pecado também é inimigo e precisa ser destruído. Aqui também temos a era por vir invadindo a era presente, pois o chamado a vida de santidade não é algo para o futuro, mas para agora!

Não podemos selecionar os aspectos do Reino que queremos viver, e esquecer dos que isso nos requer!

Marcos 1: 21-27. A proclamação do Evangelho do Reino, das boas novas de Cristo, se caracterizam por curas, e de forma mais notável, pela expulsão de demônios, que pode ser vista não apenas nos programas de televisão, mas pela mudança de vida que os que recebem esse evangelho vivem.

A proclamação de que o Reino de Deus se aproxima que dizer que agora Deus age entre os homens para libertá-los da servidão a Satanás. “Mas, se expulso demônios pelo Espírito de Deus, então o reino de Deus já chegou até vocês”. Mateus 12:28.

Lucas 10.17 “Quando os setenta e dois discípulos voltaram, relataram com alegria: “Senhor, até os demônios nos obedecem pela sua autoridade”.

Nossa vida na presente era deve ser invadida pela Autoridade que Jesus já conquistou na cruz, a ressurreição já começou, nossa vida deve ser transformada por essa realidade, libertando-nos do pecado e nos moldando em nossa nova identidade.

As bênçãos da era messiânica, agora, estão disponíveis àqueles que abraçam o Reino de Deus. Já podemos desfrutar as bênçãos resultantes dessa derrota inicial de Satanás.

Isso não quer dizer que agora, desfrutamos da plenitude das bênçãos de Deus, ou que tudo que se compreende como o Reino de Deus veio a nós. Ainda aguardamos a segunda vinda para que então a obra redentora de Deus seja consumada.