Angela Cristina - Seja Vulnerável
A vulnerabilidade é uma benção que escondemos por vergonha. Expor a nossa vulnerabilidade nos leva a novos níveis de profundidade e fortalecimento dos vínculos relacionais que temos, mas temos escolhido não desfrutar disto.
A sociedade que pertencemos nos direciona todos os dias a esconder nossas imperfeições e pecados, inserindo em nós um pensamento de que só o perfeito é atrativo, e demonstrar vulnerabilidade está na contra mão deste discurso.
O ideal de perfeição gera em nós todo tipo de sentimento ruim como, cansaço, competitividade, raiva, ansiedade, inveja, medo, sensação de incapacidade, frustração por ser algo inalcançável. E mesmo assim, muitas vezes acolhemos a mentira de que precisamos ter e/ou ser perfeitos.
Rm 3:23 expõe uma verdade sólida, dizendo que todos sem exceção e inevitavelmente somos pecadores e falhos, portanto a perfeição não nos pertence, por mais que a gente tente mostrar isto nas redes sociais.
Aceitar a verdade acima nem sempre é fácil, mas Rm 12:2 ordena renovarmos nossa mentalidade e não aceitarmos a mentira que o mundo conta sobre o ideal de perfeição. Algumas vezes podemos até não sermos compreendido por quem nos cerca, mas isto não pode nos parar de buscar a vulnerabilidade.
É do interesse de Deus que possamos ser vulneráveis, vemos que a narrativa bíblica não esconde os defeitos e/ou pecados como nós temos feito, pelo contrário lembra as histórias de Davi, Sara e Moisés? Não há nada escondido. E nosso maior exemplo está em Mt 26:36-41 onde vemos o próprio Jesus sendo vulnerável.
O dicionário traz a definição de vulnerabilidade como frágil e fraco e entendemos que isto é ruim, mas Paulo nos mostra em 2Co 12:9-10 que o poder de Deus é manifesto em nossas fraquezas. O que o mundo diz que não é agradável, é onde Deus manifesta Sua Glória.
PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
O próprio Jesus vivenciou Sua vulnerabilidade (Mt 26:36-41). Você tem se permitido desfrutar disto também?
Ser vulnerável eleva o nível dos relacionamentos que temos, busque alguém esta semana e se abra com ela.
Identifique quais fontes tem te gerado a mentalidade de que você precisa ser perfeito, e busque alternativas para lidar, tendo como referencia o texto de Rm 12:2.