Planos de Deus

Jul 19, 2020    Marcos Sousa

Só eu posso lhes anunciar, desde já, o que acontecerá no futuro. Todos os meus planos se cumprirão, pois faço tudo o que desejo.
Isaías 46:10.

RESUMO

Há grandiosidade no plano do Pai o qual todos os seus filhos estão inseridos. Compreender o plano de Deus não se trata de misticismo mas de algo natural que ocorre conforme a perfeita condução Dele. Como é glorioso, enquanto filhos, precisamos respeitar e abraçar as etapas deste plano compreendendo que não se trata de uma história humana mas da história de Alguém que se move no sobrenatural.

Características e certezas do Plano de Deus

Você quem vai se submeter ao plano Dele e não o contrário - O mundo não começou com você. Já existia o plano de Deus quando você nasceu e assim o chamado e propósito da vida só existem devido a Ele. É preciso clareza para enxergar a forma que você é convocado a viver.

Não se trata de você - A história é Dele. O corpo de Cristo não pode se basear em antropologia mas deve viver de acordo com a condução do Pai. O amor próprio não será válido sem a verdade de Deus ser revelada sobre você. A natureza humana é caída e não se pode amar a si e ao outro se você não se deixar guiar e sustentar pelo Amor Dele.

Chamado, propósito e ministério não são seus - Você pode ser e exercer aquilo que Ele compartilhou a você, sabendo que a essência e os dons são inteiramente Dele e não seus. Quando gasta-se tempo demais pensando no “eu”, o propósito se perde e as ofensas se intensificam como sinal da idolatria do ego humano. É preciso se remover do centro da história de Deus e apenas descansar no plano que Ele tem. Isso não significa ficar estático. A Igreja precisa gastar tempo para conhecer o plano de Deus e o que Ele está fazendo, para então depois de compreender, exercer o que lhe foi pedido de acordo com as verdades bíblicas.

Existe desde a Eternidade - Em 2 Timóteo 1:9 diz que desde os tempos eternos era o seu plano nos mostrar a Graça por meio de Cristo Jesus.

Inclui tudo e todos - Salmo 119:91 revela que os estatutos de Deus permanecem até hoje pois tudo e todos estão à serviço dos Teus planos. As coisas não acontecem por acaso na sua vida.

O plano vai dar certo - Deus é o mais bem sucedido do universo. Portanto, Seus planos irão dar certo. Ele faz tudo o que deseja (Is 46:10). Quando se experimenta um relacionamento profundo com o Pai, ao confiar Nele, a ansiedade é reduzida e o fardo aliviado.

Onde estamos no Plano de Deus ?
(Mais conteúdos nas notas em PDF para download)

Conclusão

Deus está no controle e irá conduzir toda a sua história. Dessa forma, abrace o processo da santificação para ter um caráter aprovado por Ele. Aceite a condução do Espírito que te chama a maturidade! Em I Coríntios 10:31, o apóstolo Paulo exorta a Igreja para que tudo que for feito que seja para glória Dele. Portanto, se submeta a esse plano, faça tudo que Ele te ensinou a fazer e descanse...


REFLEXÃO
I - Se você existe para a glória de Deus, de que forma você pode viver para glorificá-lo? Qual o seu papel na Redenção?
II - De que maneira você coopera e serve ao Corpo de Cristo?