A Alegria do Reino de Deus

Apr 11, 2021    Victor Vieira

"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo."
Rm 14:17

RESUMO
O reino de Deus não é aquilo que pode te deixar preocupado, desesperado ou ansioso para possuir, como o sustento básico, e também não são os prazeres imediatos como a comida que pode te levar rapidamente a satisfação e gozo.

O reino de Deus funciona em diferentes aspectos, ele funciona primeiro em justiça porque Deus está assentado sobre justiça. Outro aspecto é a Paz, a paz não que o mundo dá, porque a paz que o mundo dá, o mundo tira. A paz que Jesus oferece, nada pode tirar, e essa paz é a certeza da presença dEle.

1 - Deus é Feliz!
O reino de Deus consiste em alegria, esse é um fator inseparável do Reino de Deus. Salmos 2, diz que Deus está no seu trono e Ele ri dos seus inimigos, essa alegria não é uma alegria por satisfação, mas sim uma alegria pela certeza, pela confiança, ou até mesmo uma alegria sarcástica, porque as nações planejam algo contra Deus enquanto ele ri dos meros planos dos reis e poderosos desse mundo.

2 - Jesus, ungido com óleo de alegria
Salmos 45:7 diz que Jesus está ungido com óleo de alegria mais do que a seus companheiros, se tem uma pessoa que é feliz, essa pessoa é Jesus, Ele tem a unção da alegria sobre ele, mais do que outra pessoa, ninguém é tão feliz, tão completo, tão realizado quanto ao senhor Jesus, Ele é o resumo do que é ser uma pessoa feliz.

3 - Ele te chama para ser participante da alegria do seu reino
Quando Deus te chama para ser santo como Ele é, participante da sua santidade, ele não está te chamando para viver de uma maneira mais séria, Ele está te chamando para viver de uma maneira mais feliz.
É comum pensar que as coisas relacionadas a igreja tem relação com aquilo que se deixa de fazer, que se deixa para trás. Para participar da santidade de Deus e ser santo como Ele é, e como Ele quer que você seja, uma das principais coisas que você deve fazer, é abraçar a alegria.

4 - Uma alegria inabalável
No contexto atual, aparenta cada vez mais ser difícil abraçar essa alegria, devido as circunstâncias, crises, conflitos, pecados, escândalos, morte. Todos os dias você pode ser bombardeado do declarações de tristeza, todo dia uma surpresa negativa que tenta o coração a abandonar a alegria que possui. O Reino de Deus é inabalável e você é convidado a ser participante de uma alegria inabalável, que é ancorar a esperança estar com Cristo para sempre. Hebreus 12:2


REFLEXÃO
1. Onde você tem ancorado a sua alegria?
2. Qual tem sido a sua esperança nos dias atuais?
3. Justiça, Paz e Alegria no Espírito. Qual desses aspectos do Reino de Deus você mais tem sentido falta? Ore por isso, peça a Deus que te de estratégias para manifestar esses aspectos àqueles que estão a sua volta.